Translate

Ana da 8 diz que Guajará-Mirim não tem o que comemorar nestes 84 anos de instalação

A parlamentar lamentou não ter o que comemorar nesta data tão importante. “São 84 anos de um município que é o oitavo na concentração de pessoas em todo estado... “A Pérola do Mamoré não tem o que comemorar neste aniversário de 84 anos de emancipação política administrativa”.
Com essas palavras, a deputada estadual Ana da 8 (PTdoB) abriu seu discurso durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia, na tarde desta terça-feira (09), por conta do aniversário de Guajará-Mirim comemorado neste 10 de abril. “Guajará tem uma população estimada de 42 mil habitantes. É uma cidade importante para a economia do nosso estado.
Apesar disso, não se vê investimentos e melhorias para uma maior qualidade de vida da população da Pérola do Mamoré”, afirmou Ana da 8. Ana lembrou a recente visita dos deputados estaduais a Guajará-Mirim, por conta da Assembleia Itinerante realizada na cidade. Inúmeras denúncias e flagrantes da falta de atenção foram constatadas na saúde, educação, agricultura, lazer, esporte entre outras mazelas apontadas pela própria comunidade e estudantes que pediram socorro.
A parlamentar lamentou não ter o que comemorar nesta data tão importante. “São 84 anos de um município que é o oitavo na concentração de pessoas em todo estado. É, e sempre será um ponto turístico, onde é possível visitar o Parque Natural dos Parecis, a beleza do encontro dos rios Pacaás Novos e Mamoré, onde é possível a pratica da pesca esportiva, além da fronteira com a Bolívia que proporciona um estreitamento de relação entre os países e dá oportunidade aos turistas de cruzarem o rio madeira rumo às compras.”, destacou. A deputada enfatizou o papel social da Guajará-Mirim desde o inicio da sua criação na geração de emprego e renda.
Disse que foi o primeiro município a gerar emprego para trabalhadores de todo país no ciclo da borracha, na construção da estrada de ferro madeira Mamoré e também com a zona de livre comercio. Na sequência, a deputada reclamou do excesso de carretas que entram na cidade apenas para carimbar nota fiscal no prédio da Suframa e retornam para a capital.
Disse que no município só ficam os prejuízos, em especial em relação às ruas destruídas por não suportarem o peso dos veículos. Ana da 8 disse que algo precisa ser feito. Conclamou apoio dos deputados no sentido de alcançar recursos junto ao Governo Federal para investimentos na cidade. “Não podemos permitir que um município de tamanha importância sofra com o abandono. Chega de sofrimento para a população. Enquanto deputada ajudo no que posso meu município. Infelizmente, sozinha não tenho como mudar essa realidade.
Mas sei que junto com os demais deputados e autoridades constituídas deste estado, podemos dá um novo rumo a historia de Guajará-Mirim”, afirmou. Mesmo com dificuldades enfrentadas a população merece um parabéns muito especial. “Estarei na minha cidade neste dia 10, junto com meu povo, junto com as pessoas que fazem dia a dia Guajará-Mirim ser essa cidade maravilhosa e acolhedora”, finalizou Ana da 8.

 ALE/RO - DECOM - [ Elaine Maia ].

Nenhum comentário:

Postar um comentário