Translate

NOVAMENTE EMPRESA DE ÔNIBUS DEIXA A DESEJAR

A empresa de ônibus viação Rondônia, nessa quinta feira (29) que saiu da cidade de Guajará-Mirim rumo Porto Velho no horário das 6:30 da manhã.

"O ônibus já demonstrava não está em bom estado, cadeiras com almofadas em péssimo estado, barulho na lateral do lado de dentro, parafusos todos soltos, isso é uma vergonha e um descaso para quem usa obrigatoriamente esses ônibus." disse passageiro em entrevista ao DIA A DIA GUAJARÁ.

O ônibus que seguia viagem rumo a Porto Velho, veio a ter problemas na direção e na embreagem, ficando parado no distrito de Araras mais de três horas sem auxilio da empresa aos passageiros.
Segundo os passageiros o motorista relatou que o ônibus já saiu de Guajará com problemas, passageiros que tinham horas marcadas com médicos e para fazerem exames em porto velho tiveram que pagar fora o que já tinham gasto em passagem táxis para poderem chegar no horário.
DE QUEM É A CULPA: DA EMPRESA QUE COLOCA ÔNIBUS VELHOS QUE NÃO SÃO ACEITOS NA FROTA PARA O ACRE E SÃO MANDADOS PARA RODAR EM RONDÔNIA, OU DA POPULAÇÃO QUE NÃO SE MANIFESTA PROCURANDO O PROCON OU O MINISTÉRIO PUBLICO, E FICAM PAGANDO MAIS E MAIS COM O DESINTERESSE DESSA EMPRESA EM MELHORIAS.

COMPARTILHE



FONTE: DIA A DIA GUAJARÁ

TRANSPOSIÇÃO: Rondônia, Roraima e Amapá unem-se pela transposição

COMPARTILHE

Amapá, Rondônia e Roraima uniram-se para concluir o processo de transposição dos servidores estaduais. Em reunião presidida pelo vice-governador, Daniel Pereira, a superintendente de Recursos Humanos Carla Ito e o procurador do Estado Luciano Alves ouviram representantes sindicais, hoje (13), no auditório do Palácio Presidente Vargas, na capital.

Mais um passo no longo capítulo da transposição
Durante o Encontro Daniel Pereira enalteceu o esforço conjunto dos três estados – todos eles ex-territórios federais – que pleiteiam o direito à transposição de servidores para o quadro da União.

À frente do movimento, o vice-governador anunciou uma assembleia no próximo dia 19 (segunda-feira), para retomar o assunto. Além da participação de importantes agentes de Rondônia, o encontro contará com a presença de representantes dos ex-territórios federais.

O movimento pela transposição alinhará formas de atuação, definirá metas e ações, mobilizando diretamente as bancadas parlamentares estaduais. De acordo com Daniel Pereira, o objetivo será fortalecer a bancada federal. “Antes, éramos só nós pleiteando, agora temos mais dois estados fortalecendo nossa causa”, afirmou.

“O Governo está de parabéns pela iniciativa. Quase sozinhos, nós, sindicatos que acompanhamos o processo desde o princípio ficamos incumbidos de realizar essa missão. Com o reforço dessas bancadas, agora com certeza iremos galgar nossos objetivos”, ressaltou o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues.

Compareceram à reunião representantes dos Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia, Servidores Públicos Federais, Trabalhadores em Saúde, Servidores do Poder Legislativo, Servidores da Polícia Civil, Agentes Penitenciários, Socioeducadores e Trabalhadores em Educação.

FONTE: Portal do Governo do Estado de Rondônia

MUNDO: Indonésia pede respeito a suas leis após críticas por causa de execuções

Procurador-geral pediu respeito às leis do país após seis execuções.
O brasileiro Marco Archer, de 53 anos, foi executado neste sábado (17).

procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo, pediu neste domingo (18) respeito às leis do país em resposta às críticas pela execução de seis réus, entre eles cinco estrangeiros, informou a imprensa local.

Os condenados - o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos; uma indonésia, um holandês, dois nigerianos e um vietnamita -, todos eles por tráfico de drogas, foram fuzilados depois da meia noite local em duas penitenciárias no centro da ilha de Java.

"Podemos entender a reação do mundo e dos países que tem cidadãos que foram executados. No entanto, cada país deve respeitar as leis que se aplicam em nosso país", disse o Prasetyo, segundo o jornal "The Jakarta Globe".

O procurador-geral reiterou a defesa da pena capital como medida dissuasória na luta contra o tráfico de drogas e delitos relacionados com o narcotráfico, que insistiu que vão continuar sendo castigados na Indonésia.

"Acho que se compreenderá que a pena de morte está vigente na Indonésia", disse Prasetyo em entrevista coletiva. Brasil e Holanda reagiram às execuções com consultas de seus respectivos embaixadores em Jacarta.

A presidente Dilma Rousseff manifestou sua "consternação" e "indignação" após confirmada a execução de Marco Archer e após ter pedido na sexta-feira clemência em um telefonema a seu colega, Joko Widodo.

Widodo, considerado por muitos ativistas como uma esperança de mudança no país, optou pela linha dura na luta contra o narcotráfico, e no final de ano anunciou que não haveria clemência para os condenados por estes delitos.

O procurador-geral indonésio anunciou a aceleração da segunda fase de execuções.

"Não deve haver nenhum processo legal para ser concluído. Uma vez o tenhamos completado prepararemos as execuções tão em breve quanto for possível", disse Prasetyo ao portal 'Jpnn.com'.


FONTE: G1

MUNDO: Corpo de Marco Archer é cremado na Indonésia após execução

Embaixada do Brasil diz que tia vai trazer as cinzas para o Brasil.
Ele foi fuzilado neste sábado após condenação por tráfico de drogas.

Ambulância transporta neste domingo (18) o corpo do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira da prisão de Nusakambanga, onde ele foi executado por fusilamento na véspera (Foto: Idhad Zakaria/Antara Foto/Reuters)





Marco Archer (Foto: Reprodução TV Globo)
O corpo do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia – 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília –, foi cremado quatro horas após a morte do instrutor de voo, informou ao G1 por telefone o plantão da Embaixada do Brasil em Jacarta, capital do país. Archer havia sido condenado à morte por tráfico de drogas. Após o fuzilamento e a constatação da morte, o corpo passou por uma limpeza feita pelos médicos e pela equipe de embalsamamento. Ele foi reconhecido três horas mais tarde pela vice-cônsul da embaixada e, por fim, conduzido até o crematório.

Uma tia de Archer, Maria de Lourdes Archer Pinto, acompanhou o cortejo junto da vice-cônsul. Antes da cremação, ela se despediu do sobrinho, segundo o plantão da embaixada.

Maria de Lourdes deve retornar a Jacarta nesta segunda-feira (19) com as cinzas e o certificado de óbito indonésio. A partir desse certificado, o setor consular da embaixada expedirá um atestado de óbito brasileiro. Ainda não há data marcada para o retorno da tia com a documentação e as cinzas.

Além do brasileiro, foram executados na ilha de Nusakambangan Ang Kiem Soe, um cidadão holandês; Namaona Denis, um residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano; e uma cidadã indonésia, Rani Andriani. Outra vietnamita, Tran Thi Bich Hanh, foi executada em Boyolali, na Ilha de Java.

Ainda de acordo com o plantão da embaixada, as execuções ocorrem simultaneamente, pois há um pelotão de fuzilamento para cada um dos condenados. O advogado de Archer, Utomo Karim, disse ao G1 por telefone que apenas um dos 12 fuzis utilizados pelos atiradores tem bala de verdade. As demais são falsas, mas nenhum deles sabe quem, de fato, dá o tiro fatal.



Cocaína


Marco Archer havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota, neste sábado, em que disse estar "consternada e indignada" com a execução de Archer na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, seria chamado para consultas.

Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma tinha feito um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida.

Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, "pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal", segundo nota da Presidência.

O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, reuniu-se, em Brasília, com o embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, para manifestar a "profunda inconformidade" com o fuzilamento. O Itamaraty voltou a dizer que o cumprimento da sentença de morte representa uma “sombra” nas relações entre os países.

Marco dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)
FONTE: G1

Grávida e parceiro são presos após tentar furtar casa, em Guajará

Polícia encontrou com suspeitos objetos usados
para arrombar portas (Foto: Dayanne Saldanha/G1)


Uma mulher grávida e um homem de 34 anos foram presos com drogas e material usado para arrombar residências, na madrugada deste sábado (17), em Guajará-Mirim, município a 330 quilômetros de Porto Velho. Os suspeitos tentaram se desfazer de uma bolsa com utensílios usados no crime, mas foram presos em flagrante após tentar invadir uma casa em uma rua do bairro Serraria.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima, um homem de 61 anos, estava dormindo quando foi acordado pela esposa devido a um barulho vindo da frente da casa. O idoso foi até o local e escondido, viu 

Uma mulher grávida e um homem de 34 anos foram presos com drogas e material usado para arrombar residências, na madrugada deste sábado (17), em Guajará-Mirim, Os suspeitos tentaram se desfazer de uma bolsa com utensílios usados no crime, mas foram presos em flagrante após tentar invadir uma casa em uma rua do bairro Serraria.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima, um homem de 61 anos, estava dormindo quando foi acordado pela esposa devido a um barulho vindo da frente da casa. O idoso foi até o local e escondido, viu que o casal tinha quebrado a corrente e o cadeado do portão. A vítima gritou dizendo que ia atirar e os suspeitos fugiram. A polícia foi acionada e localizou os dois a cerca de 200 metros da residência.

Os suspeitos ainda arremessaram uma bolsa em um terreno baldio. Os agentes localizaram a sacola, que continha um tesourão e faca, usados para furtos e arrombamentos. Na revista pessoal, ainda foram encontradas pequenas porções de droga.

O casal foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde está à disposição da Justiça.

VOCÊ SABE DISSO: Procon divulga 61 produtos proibidos na lista de material escolar; confira

Medicamentos, papel higiênico e pregador de roupas estão entre os itens.
Apenas produtos de uso individual podem ser exigidos pelas escolas.


O Procon-Bahia divulgou uma lista com 61 itens proibidos na lista de material escolar das instituições de ensino do estado nesta segunda-feira (5). De acordo com o órgão, esses produtos não podem ser exigidos pelas escolas no período de matrícula dos alunos. Entre os itens estão medicamentos, papel higiênico, pregador de roupas, maquiagem, grampeador, sacos plásticos, entre outros. (Na foto acima veja a lista completa)

Segundo o Procon-Bahia, a lista elaborada pelas instituições de ensino devem exigir apenas itens de uso individual que serão utilizados durante o período letivo, em conformidade com o projeto didático-pedagógico de cada escola. Nesse caso, os itens de uso coletivo, a exemplo de materiais de limpeza e de uso administrativo, são da responsabilidade única da escola, visto que o valor desses produtos já está inserido no custo das mensalidades escolares.

Além disso, o Procon-Bahia informa que as instituições de ensino não podem exigir marcas e modelos de produtos específicos, assim como não podem orientar os consumidores para adquirirem o material escolar em estabelecimentos comerciais específicos.

O consumidor lesado poderá se dirigir a qualquer unidade do Procon-Bahia, encaminhar a denúncia para o email: denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br ou por meio do Procon Fone: (71) 3116-0567. O órgão também disponibiliza um número para denúncias pelo canal do Whatsapp: (71) 9618-7320. Os consumidores podem registrar, também, as queixas através da internet.

Homem é encontrado morto em suposta boca de fumo, em Guajará

PM foi chamada para atender ocorrência no bairro Jardim das Esmeraldas. Família informa que a vítima era usuária de drogas.

Um homem foi encontrado morto por parentes e pela Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira (14), no bairro Jardim das Esmeraldas, em Guajará-Mirim (RO), município distante 330 quilômetros de Porto Velho. Segundo a família, a vítima era usuária de drogas.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem de 46 anos estava há dois dias sem dar notícias e se ir se alimentar na casa da família, como fazia diariamente. Uma vizinha foi até a casa dele e o encontrou imóvel, deitado em sua cama. Ela chamou os bombeiros que constataram a morte dele.

A perícia foi chamada e o corpo foi liberado para a funerária. Para a polícia, a irmã da vítima informou que ele era usuário de drogas e a casa que ele morava era local de venda e consumo de entorpecentes.

FONTE: G1

ESTUDANTE DE GUAJARÁ-MIRIM É NOTA 1000 EM REDAÇÃO DO ENEM





Dos 6,2 milhões de estudantes que fizeram as avaliações do Enem 2014 apenas 250 pessoas conseguiram alcançar a tão almejada nota 1000. Em 2013 foram 5 milhões de estudantes para 481 notas mil. Isso representa uma despencada e um retrocesso no ensino do país.
Em Guajará-Mirim, o estudante do Curso de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Francisco Eurimar A. Silva de 33 anos é um dos 250 privilegiados que alcançaram nota máxima na redação. O estudante que também é professor de séries iniciais a 15 anos conseguiu mais uma vez ser o número 1 na Pérola do Mamoré.Lembrando que em 2013 com 900 pontos Francisco Eurimar foi o primeiro colocado nesta área do exame, emoldurando-se-ao seleto grupo de elite da Avaliação anual ( menos de um por cento dos estudantes alcançaram nota igual ou acima de 900 pontos em 2013, conforme a representação no gráfico.















FONTE: GUAJARÁ MIRIM

Denatran adia multa para extintor antigo; o novo está em falta

Extintor novo começou a equipar carros zero a partir de 2005.
Pelos próximos 3 meses, infração não será punida, diz o órgão.



O Denatran anunciou nesta segunda-feira (5) que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1º e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.

O adiamento será por 90 dias, segundo o órgão. O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do Denatran, multas aplicadas a partir desta segunda não serão consideradas.

A medida foi tomada pelo Ministério das Cidades após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o equipamento à venda.

A procura cresceu com a divulgação de que a regra, estabelecida em 2009, passaria a resultar em multa a partir deste ano se fosse descumprida.

O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais. Ele começou a equipar carros fabricados a partir de 2005, porém, uma liminar chegou a derrubar essa exigência, que foi restabelecida em 2009.

O extintor antigo era do tipo BC, que combatia apenas o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

Equipamento vencido

A procura por extintores também aumentou porque, ao verificar o equipamento nos carros, proprietários perceberam que o item estava fora da data de validade, que é de 5 anos, a partir da data de fabricação. Circular com extintor vencido também pode dar multa.

FONTE: Auto Esporte

"SBT AMANHECE DE LUTO"

O advogado e ex vereador paulistano Dr. Rogério Farhat do quadro de DNA no programa do ratinho do SBT faleceu aos 69 anos. Farhat lutava contra um câncer a anos.Ratinho ficou muito abalado com a partida do amigo que o acompanhava desde os tempos da Record ele era um cara muito prestativo sempre feliz.Quando acontecia um momento de tensão entre os participantes no programa, ele buscava acalmar os ânimos e colocava ordem na casa disse o apresentador do SBT. Entretanto Carlos Massa conhecido como Ratinho fará uma homenagem ao amigo nessa segunda-feira no SBT dia 15 que será dedicado ao advogado do quadro de DNA.O amigo Ratinho se despende dizendo: o nosso amigo Farhat foi cedo demais, mas porém ele deixou um legado na história do nosso programa.

UNIR divulga edital do Processo Seletivo 2015

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo de Discente (CPPSD), o edital de abertura do Processo Seletivo 2015, que tem por objetivo selecionar candidatos para os cursos de graduação presenciais da UNIR, para ingresso em 2015. Ao todo, são disponibilizadas 2.725 vagas distribuídas em mais de 30 cursos, nos oito campi da instituição.
O Processo Seletivo da UNIR utiliza o resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para a classificação e eliminação dos candidatos. Dessa forma, o concurso será realizado a partir das notas obtidas pelos candidatos do ENEM 2014.

Inscrições

Os interessados em estudar na UNIR deverão realizar as inscrições para o Processo Seletivo no período de 15 a 21 de janeiro de 2015. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, por meio de formulário eletrônico que estará disponível no portal da UNIR (www.unir.br), durante o período citado acima.

Vagas

Para o ano letivo de 2015, a UNIR oferece 2.725 vagas com entrada para o primeiro e segundo semestres do ano, contemplando cursos dos campi de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena, conforme o Quadro de Cursos e de Vagas (Anexo I do Edital). Do total de vagas definidas no Edital, em cada curso/opção por período, 50% serão ocupadas na modalidade Ações afirmativas em atendimento à Lei nº12.711 de 28/08/2012, ao Decreto nº 7.824 e a Portaria Normativa nº 18 ambos de 11/10/2012 e Resolução nº 367/CONSEA, de 15/12/2014.

Cursos

Os cursos com oferta de vagas são: Administração, Agronomia, Arqueologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Estatística, Filosofia, Gestão Ambiental, Física, Geografia, História, Informática, Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Letras/Libras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música , Pedagogia, Psicologia, Química, Teatro, Zootecnia.

Quem pode se inscrever no Processo Seletivo 2015

Poderão participar os candidatos regularmente inscritos no Processo Seletivo 2015 e participantes do ENEM/2014, nos termos do Edital.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto no Edital e certificar-se de que preenche os seguintes requisitos: ter concluído ou estar regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio, com previsão de conclusão no ano letivo de 2014; ter realizado ENEM 2014; Inscrever-se, identificando-se com o seu número de inscrição do ENEM-2014, sem o qual não será possível a inscrição no Processo Seletivo/2015.

Confira o edital completo e os anexos no portal de processos seletivos da UNIR (www.processoseletivo.unir.br) ou diretamente neste link.

Fonte: UNIR